Descubra lo Mejor de Portugal, España, Cabo Verde & Marruecos
Fuente de los veinte caños de cinturón
Canal neoclássico monumental construído entre 1788 e 1804 com uma grande gárgula central e doze canos / bicas colocados em cadas um dos lados.
Esta é uma das fontes mais emblemáticas de Xativa. É a primeira em Xàtiva por ordem de chegada da água. Estava anteriormente localizado no Portal de Cocentaina.
Foi construída em estilo neoclássico tendo sido utilizados materiais para a construir a partir do "Portadel Banys" que foi demolido, bem como pedras originalemente destinadas à Igreja de La Seu, mas que não foram necessárias para a sua construção.
No século XIX e na primeira metade do século XX, o único meio de transporte para pessoas e mercadorias eram os cavalos, mulas e burros. Esta fonte foi construída para substituir o bebedouro ali exstente – a famosa Pica Islâmica do século XI. Esta Fonte Islâmica do século XI, que se encontra exposta no Museu Almoradí.
Em 1914 foi construída uma nova pia de alvenaria em pedra de cantaria, rodeada por um portão de ferro forjado artístico.
Alguns anos mais tarde a Fonte foi restaurada pelo arquitecto José Acuña, que transformou os cantos da pia em cantos retos (antes eram octogonais).
Esta Fonte é continuamente alimentada por duas dúzias de bicas de bronze, em forma de cobra, no meio do chafariz há um relevo impressionante de uma gárgula, de cuja boca jorra água continuamente.
En Fonte das 25 Bicas hay una placa conmemorativa que dice:
"La sed apagó al granjero sediento".
Con mis cristales de Setabis florecen
Crece el comercio, crece la agricultura.
Aumentan la población y los cultivos ".
(Traducción libre)
(TEXTO ORIGINAL)
“La sed apagó al sediento labrador.
Con mis cristales Setabis florece
Crece el comercio, crece la labranza.
Población y cosechas sumo ”.
Detalles de contacto
46800 Xativa, Valencia, España
QUE HACER